segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DESTINO DE UM POLÍTICO MENTIROSO


O maior teólogo da Igreja Católica, São Tomás de Aquino, deu-se ao trabalho de classificar a mentira em três espécies ou graus: a divertida, a utilitária e a daninha, capaz de causar graves prejuízos. A última é que é importante: ardilosa e sutil, pretende mudar os fatos.
O esforço físico e mental de mentir ganhou representação visual no nariz comprido como o de Pinóquio
 Pesquisadores da Temple University, na Filadélfia (EUA), descobriram que contar mentira dá trabalho. Numa experiência, feita com ressonância magnética funcional por imagem, constataram que o cérebro faz um esforço maior que o normal para contar uma mentira. E se é contada a uma pessoa muito próxima, o esforço é dobrado e pode ser perigoso. Quanto maior a intimidade, maior a necessidade de reforçar a mentira contando outras mentiras, para "defender" a primeira. O resultado é um estresse que acaba em somatizações como dores musculares, tiques nervosos e males mais graves.
Mentirosos desse grau podem desenvolver múltiplas personalidades. Uma para cada situação que criaram. E administrar isso transforma a vida num inferno em que o mentiroso vai vivendo até... se queimar. Nesse ponto, a conseqüência mais séria é, além das somatizações, a perda do afeto dos outros. O destino final do mentiroso é o isolamento social.
São Tomás de Aquino diria que é um inferno mais que adequado. Pois o que o mentiroso mais quer é o relacionamento, o convívio com os outros. O mentiroso pensa que, para se relacionar com o mundo, precisa mentir. Não está totalmente errado, mas mentir o tempo todo é uma doença. 

CARACTERÍSTICAS DO MENTIROSO
O mentiroso político pode-se detectar facilmente se está mentindo ou não. Começa pelos olhos, que tremem e piscam mais que o normal. Não fitam o outro diretamente, a pupila se dilata, a voz fica mais fina e a fala se torna hesitante, perdendo a fluidez.  Faz mais afirmações negativas que o habitual, gesticula muito e toca várias vezes o queixo e o nariz. Ao sorrir, os lábios não se abrem espontaneamente, mas parecem forçados e podem até tremer.
 E tem mais, quanto mais estridente estiver a voz, mais mentiras estarão contando. E se estiverem abusando das negações ou das afirmações, é porque estão pensando, ou vão fazer, o contrário do que estão dizendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...