terça-feira, 24 de janeiro de 2017

FIQUE ATENTO COM OS ESTELIONATÁRIOS - 50 Golpes Comuns no Dia a Dia

As facilidades e possibilidades encontradas pelos golpistas e a desatenção das pessoas levam a aumentar os números de golpes, principalmente do sexo masculino que é o mais vulnerável, a propensão é muito grande neste público, nas áreas on-line, as perdas anuais chegam a cifras de milhões, isto observando apenas às queixas das pessoas que se sentiram enganadas. Não computando aquelas que por vergonha não denunciam. Além de outros fatores que contribuem, até mesmo de entes estatais que para uma simples consulta em pronto-socorro exigem cópias de identidade, CPF e comprovante de residência, que uma vez extraviado caem nas mãos de golpistas. Fazendo montagem de novo documento com a foto deles e aplicando golpes.
É indiscutíveis que o perfil das vítimas e dos vilões são os maiores entre os homens e Aposentados, isto porque os usuários masculinos são mais auto confiantes e não tomam cuidado com detalhes, como checar informações do comprador/vendedor num leilão ou enviar seus dados para terceiros mais facilmente, assim, são as maiores vítimas de golpes. Bem como são maioria entre os spammers, scammers, crackers e outros golpistas on-line identificados por investigações policiais no mundo. Nos sites de leilões são as maiores ocorrências, como mercadorias não entregues, pagamentos não efetuados e furtos de créditos são queixas recorrentes. Fizemos um estudo pormenorizado e empírico sobre o tema e segue abaixo uma pequena lista dos mais comuns.
1.GOLPE DO USO DE DOCUMENTO FALSO
Com a posse das cópias de documentos de uma pessoa honesta, os golpistas abrem empresas fantasmas, fazem compras, como roupas, móveis, empréstimos, financiamentos de carros (famoso Pokémon) entre outros e fazem a festa com o nome da pessoa. Depois só fica a dificuldade com BO`S E nome no SPC/SERASA.
Dica: Procure os juizados especiais cíveis da sua cidade e peça indenização de Até 20 salários mínimos a quem vendeu para o golpista, não precisa de advogado, mas se o prejuízo foi maior, precisa, então procure um advogado de causas consumeristas.
2.GOLPE DO BOA NOITE CINDERELA
O criminoso mistura remédio para dormir na bebida da vítima, geralmente em bares e boates. Quando a pessoa está desacordada, o bandido saqueia a casa ou a carteira dela, que só vai perceber o que aconteceu no dia seguinte, isto se não ocorrer estupro também.
Dica:Não aceite bebida de estranhos e, em festas ou locais públicos, mantenha seu copo sempre protegido, espere esvaziar o vasilhame, se for ao banheiro leve o copo.
3.GOLPE DA FALSA BATIDINHA NO TRÂNSITO
O Meliante dirigindo atrás de seu veículo, via de regra em carro roubado, encosta atrás de seu veículo dando uma pequena “batidinha”, isto em local oportuno para a ação do roubo, quando você desce do carro ele assalta você e leva seu carro, deixando o dele, se por ventura o seu for melhor, senão o assalto já está de bom tamanho para ele.
Dica: dependendo da situação e lugar é melhor não descer e ficar no prejuízo. Pois, os danos serão menores e você não expõe sua vida em risco.
4.GOLPE DO FALSO PRESTADOR DE SERVIÇOS
Bandidos se disfarçam de carteiros, leitores de relógio de energia e funcionários de companhias telefônicas para entrar em casas, condomínios e prédios.
Dica:Normalmente, os funcionários dessas companhias não são autorizados a fazer reparos no interior das casas dos clientes. Entre em contato com a empresa antes de autorizar a entrada.
5.GOLPE DA ENTRADA NOS PRÉDIOS.
O ladrão rouba um carro de boa marca, de preferência importado, veste-se bem, com terno e gravata, e buzina na portaria de um prédio de um bairro nobre. Passando-se por morador, entra tranquilamente na garagem. Aperta a campainha dos moradores e assalta seus apartamentos.
Dica:Apenas quem se identificar como morador ou for autorizado pode entrar em um prédio. Essa deve ser a orientação para porteiros e vigilantes. E ainda tem moradores “bacanas” que não querem ser parados na entrada pelos porteiros, facilitando a entrada dos meliantes. A “estorinha” do cartão pendurado ou adesivo no carro não funciona. O negócio é cara-crachá.
6.GOLPE DO “TIRO” SEU NOME DO SPC/SERASA
Os golpistas anunciam em sites, jornais e outros, informando que retiram seu nome do SPC/SERASA, orientando você a comprar o CD/KIT de procedimento. Não existe milagre nesse caso, não caia nessa, ou você retira porque pagou a dívida, parcelou, saiu por ordem judicial, ou prescreveu a dívida.
7.GOLPE DO FALSO BILHETE PREMIADO
Fingindo ser uma pessoa humilde, com um falso bilhete premiado nas mãos, estelionatários se aproveitam da ambição das vítimas para vender gato por lebre, ou serem auxiliados. Pedem à vítima que faça um depósito na conta do bandido, pois afinal a vítima irá receber uma boa bolada, convencem a pessoa a irem aos bancos dizerem para os caixas que o saque foi agendado e retiram tudo que tem, também pedem para a vítima buscar joias, depois fingem entrar no banco e desaparecem.
Dica: Não acredite nisso. Ninguém vai vender um bilhete premiado por um valor abaixo do que ele realmente vale, ou dar você alguma coisa só porque é humilde e não sabe mexer com transações bancárias.
8.GOLPE DO FALSO EMPREGO
Folhetos distribuídos na rua e até mesmo anúncios em classificados informam sobre oportunidade de trabalho que pode ser feito em casa por salários de até R$ 5 mil. A pessoa é orientada a mandar um cheque para custear despesas postais, matéria-prima e apostilas. Depois que o cheque é compensado, a vítima não consegue mais entrar em contato com os falsários. Há também casos de estelionatários que descobrem o endereço da vítima e com ela entram em contato, dizendo que foi indicada para uma vaga de emprego com um bom salário. Para aceitar, a pessoa tem de depositar uma quantia referente à compra de uniformes.
Dica:Procure saber mais sobre a pessoa e a empresa que está oferecendo a oportunidade. Uma simples consulta à internet pode evitar o problema.
9.GOLPE DA TROCA DE CARTÃO
O espertalhão fica próximo ao caixa eletrônico para escolher as vítimas que se atrapalham ao usar a máquina. Ele se oferece para ajudar, pede que a pessoa digite a senha e memoriza os números. Quando devolve o cartão, troca-o por outro, ficando com a faca e o queijo nas mãos para roubar todo o dinheiro da conta da vítima.
Dica:Não aceite a ajuda de estranhos para operar caixas eletrônicos.
10.GOLPE DA RETENÇÃO DOS DADOS DO CARTÃO.
Os golpistas em associação com comerciantes ditos honestos recebem os seus dados para fazerem clonagem do seu cartão de crédito, neste caso infelizmente você não conseguirá evitar o golpe.
Dica: quando a operadora debitar ou enviar a fatura para você, prove que não comprou no estabelecimento descrito pela fatura, por dados do ponto digital do seu trabalho ou assinatura, imagens, testemunhas etc. e ingresse na justiça pedindo danos morais.
11.GOLPE DO CARTÃO ENGOLIDO
O golpista introduz uma armadilha na máquina de atendimento para impedir a saída do cartão do Caixa. Depois de observar a senha da vítima e de esperar a saída dela da agência, recupera o cartão, saca o dinheiro e foge.
Dica: Sempre que a máquina não devolver O cartão cancele-o na hora por telefone.
12.GOLPE DO EXTRAVIO DE CARTÃO DE CRÉDITO
O bandido rouba do carteiro ou da caixa de correspondência da vítima as cartas de banco com o cartão de crédito, que é clonado e depois enviado ao dono, que nem desconfia até receber o primeiro extrato. O golpista ainda telefona para a vítima, passando-se por funcionário do banco, pedindo que ela confirme o número da senha.
Dica:Entre em contato com a operadora de cartão de crédito ou com o banco.
13.GOLPE DO CHUPA-CABRA PARA CLONAGEM DE CARTÃO
Trata-se de um aparelho, muitas vezes fabricado artesanalmente, colocado em caixas eletrônicos por estelionatários. O chupacabra guarda todas as informações dos cartões Que passam por ele. De posse dos dados do cartão da vítima, os bandidos podem retirar a quantia que quiserem da conta da pessoa.
Dica:Fique atento ao dispositivo onde o cartão é inserido. Se ele estiver frouxo ou houver fios à mostra, o terminal pode estar fraudado.
14.GOLPE DA FALSA MENSAGEM DE CELULAR
Estelionatários mandam mensagens para o celular de várias pessoas em nome de empresas e emissoras de TV, afirmando que o dono daquele aparelho ganhou um carro. A condição para levar o prêmio é comprar créditos de celular, ou mensagens do tipo “preciso falar com você urgente”, mas tudo é uma farsa. Se você retorna pode cair no golpe do falso sequestro ou outro.
Dica:Ligue para a empresa ou emissora checando a existência da promoção e a veracidade do prêmio. Não compre nenhum produto nem passe códigos de créditos de celular para ninguém.
15.GOLPE DA CLONAGEM DE CELULAR
Os golpistas copiam o número de série eletrônico de um telefone em uso e transferem os dados Para outro aparelho. Dessa forma, passam a existir dois telefones com a mesma identificação. A empresa operadora do serviço consegue perceber o problema quando começam a aparecer duas ligações simultâneas do mesmo assinante. E quem paga a conta é o cliente.
Dica: Entre imediatamente em contato com sua operadora caso alguém ligue para o seu telefone e outra pessoa o atenda. É um indício de que sua linha foi clonada.
16.GOLPE DA SENHA PELO TELEFONE
Alguém liga para a casa da pessoa dizendo ser funcionário do banco em que ela tem conta. Não se sabe como o golpista descobre a data do aniversário e a agência da vítima, mas imaginamos como e você também, Com uma boa conversa, convence o correntista a digitar, no aparelho de telefone, a senha do cartão magnético.
Dica: Nunca revele sua senha a ninguém.
17.GOLPE DO E-MAIL
Os golpistas maliciosamente enviam ataques conhecidos como “spear phishing” e são enviados especificamente para você e não para milhões de usuários. Contém seu nome e dados, ao receber e abrir o e-mail seu computador é hackeado. Consequentemente seus dados serão expostos. (senhas, fotos íntimas, etc.)
18.GOLPE DO FALSO SITE
Estelionatários criam um site parecido  e muitas vezes idêntico aos dos bancos. Sem perceber a farsa, a pessoa digita seus dados e senha, revelando-os para os bandidos. Também há programas espiões na internet que, ao serem baixados, copiam o que é digitado no teclado da vítima.
Dica:Só acesse sua conta bancária digitando o endereço do site na barra de navegação e jamais Confie em links. Nunca use computadores públicos, como os de lan houses e faculdades, para acessar dados sigilosos.
19.GOLPE DO CAIXA ELETRÔNICO COM TECLADO BLOQUEADO
É aplicado nos caixas eletrônicos em que não é necessário
Introduzir o cartão. Os bandidos bloqueiam o teclado com uma fita Adesiva para que o correntista não possa fazer nenhuma operação após passar o cartão no leitor. Aparece, então, o golpista oferecendo ajuda e pedindo que a senha seja digitada. Como não acontece nada, a vítima vai embora. Então, o bandido desbloqueia o teclado e saca o dinheiro. Estes caixas já não são utilizados como antes.
 Dica: Não aceite a ajuda de estranhos em caixas eletrônicos
29.GOLPE DO CHEQUE NO CHÃO
O Golpista percebe que você sacou uma quantia em dinheiro no banco, e segue andando a sua frente, deixa cair um cheque num valor tal, um pouco atrás de você tem outro bandido, via de regra do sexo feminino, esta pega o cheque “perdido” e diz que você também achou. O golpista que perdeu o cheque convidam vocês para recompensa. No “escritório” a golpista que achou o cheque com você deixa a bolsa dela cheia de papel e coisas de mulher e vai receber. Depois ela informa a você para ir pegar sua recompensa mostrando quanto ela recebeu, porém deve deixar a sua bolsa, é ai que tá o golpe, quando você sobe para pegar seu dinheiro ela some com sua bolsa e o dinheiro dentro dela.
21.GOLPE DO CHEQUE RESGATADO
O golpista fica de olho em mulheres que entram em cabeleireiros e lojas. Ele espera a pessoa sair para entrar no estabelecimento, se apresenta como motorista da vítima e diz que a patroa se enganou ao fazer o cheque, dando um outro (roubado) em troca. O dono do salão ou da loja entrega o cheque verdadeiro e fica com o falso. Outra versão do golpe é o estelionatário trocar o cheque por dinheiro e alterar o valor de R$ 50,00 para R$ 500,00, por exemplo. Esse golpe é comum em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Dica: Só troque um cheque com o consentimento da pessoa que o passou.
22.GOLPE DA CANETA PILANTRA
O estelionatário oferece uma caneta emprestada à vítima para que ela preencha e assine o cheque. Depois, ele apaga o valor do cheque e o preenche com outro, muito acima do real. pois estas canetas são hidrográficas, vendidas em papelarias e apaga-se a tinta usada  como se fosse lápis.
Dica: Não aceite canetas emprestadas por pessoas que não sejam de confiança.
23.GOLPE DA CIRURGIA NO CHEQUE
Os golpistas utilizam bisturis e conseguem retirar (recortar), os números de série de cheques que foram extraviados ou roubados, depois colam outra folha do mesmo banco a este cheque, modificando os números de série. Com a numeração trocada, criam uma folha de cheque que não estará bloqueada.
24.GOLPE DA CLONAGEM DE CHEQUE
Com um cheque em mãos de sua propriedade ou seus dados pessoais e da conta do banco e uma impressora de boa qualidade, golpistas podem clonar talonários inteiros, alterando ou não a sequência de numeração do talão verdadeiro.
25.GOLPE DA RASPADINHA, LAVAGEM, ESPAÇOS EM BRANCO E COLAGEM NO CHEQUE.
Na raspadinha, Os golpistas raspam alguns números de série do cheque (até mesmo com lâmina de barbear) e aplicam no lugar outros números, de adesivos que funcionam como a raspadinha.
Na lavagem, usando um cotonete e um pouco de água sanitária, os golpistas “lavam” os valores dos cheques. E depois, é só escrever o novo valor por cima. Alguns usam produto químico usado para “lavar” papel moeda.
Nos espaços em branco, a adulteração é feita no próprio cheque, aproveitando os espaços em branco. Assim. R$ 80,00 podem, com a ajuda do número 1 na frente, virar R$ 180,00, o número 6 vira 600.
Na colagem o golpista corta a folha do cheque, aproveita a parte inferior (onde há assinatura), e faz uma montagem, colando a parte que falta de outro cheque.
26.GOLPE DO BÔNUS
O estelionatário entra em contato com quem já foi cliente de uma companhia seguradora dizendo que a pessoa tem direito a receber um bônus. Em troca, pede 5% do valor total. O depósito bancário é efetuado e o beneficiário fica feliz da vida, entregando o dinheiro. O problema é que o depósito foi
Realizado por meio de um cheque roubado, que é invalidado.
Dica:Entre em contato com a companhia seguradora antes de fechar qualquer negócio e jamais deposite dinheiro na conta de terceiros.
27.GOLPE DO FALSO SEQÜESTRO
Normalmente, de dentro de presídios, bandidos ligam para as vítimas dizendo que sequestraram alguém de sua família. Eles exigem que a pessoa compre créditos de celular ou deposite dinheiro em uma determinada conta bancária, ameaçando matar o parente que sequer está em poder deles. Os bandidos mantêm a vítima ocupada para que ela não descubra que o sequestro
É uma farsa e fazem de tudo para que a ligação não seja interrompida.
Dica:Quando o sequestro é verdadeiro, o bandido marca um novo telefonema e procura prolongar o drama. Desligue o telefone o mais rápido possível e entre em contato com a pessoa que afirmaram ter sido sequestrada.
28.GOLPES CONTRA APOSENTADOS
Estelionatários se passam por funcionários de associações de servidores aposentados e abordam idosos na saída de bancos, agremiações e grupos de terceira idade, alegando que o aposentado tem direito a receber reajustes atrasados. Eles dizem que, para agilizar o processo, é preciso pagar 10% do valor adiantado. O falso funcionário nunca mais é visto, assim como o dinheiro.
Dica: Não se afobe em resolver a questão e confirme com a associação se aquele funcionário realmente trabalha para ela.
29.GOLPE DO DINHEIRO FALSO
Notas de R$ 100,00 e de R$ 50,00 são as mais falsificadas. O alvo principal para a troca das cédulas por dinheiro verdadeiro são locais de muito movimento, como festas e eventos.
Dica:Preste atenção no tipo de papel se há borrões na impressão e se a cédula contém a marca d água, observe também  a textura e relevos.
30.GOLPE DO FALSO EMPRESTIMO
O golpista anuncia em classificados empréstimos de R$ 10 mil a R$ 200 mil, a juros baixos e com parcelamento em longo prazo, sem fiador. O interessado liga para o telefone anunciado, geralmente um celular pré-pago, sem registro, ou mesmo roubado. Para que o dinheiro seja liberado, o cliente precisa apenas depositar uma quantia em uma conta corrente, sob o pretexto de pagar as despesas bancárias. Feito o depósito, o vigarista some e dificilmente a polícia consegue localizá-lo porque a conta bancária também é aberta com documentos falsos ou roubados.
Dica:Só faça empréstimos em instituições financeiras de confiança.
31.GOLPE DO SEGURO DE VIDA
Os farsantes procuram famílias de aposentados que morreram recentemente e dizem que o parente tinha direito a receber um determinado valor do INSS, como se fosse um seguro de vida, pedindo uma comissão para liberar o dinheiro. Depois, eles depositam um cheque roubado na conta da vítima e o depósito aparece como “valor bloqueado”. Então exigem o pagamento da comissão para desbloquear o valor. Recebem o dinheiro e somem.
Dica:Consulte uma agência do INSS antes de tomar qualquer decisão.
32.GOLPE DO CARRO NOVO
Um anúncio promete um carro novo com preço abaixo da tabela, com condições de pagamento irresistíveis. como, valor abaixo do praticado pelo mercado, entradas acessíveis, prestações baixas, financiamento sem comprovação de renda, emplacamento gratuito. O golpe é feito por meio de um celular. O estelionatário se passa por empregado de uma montadora e dá um telefone falso da empresa, no qual atende uma secretária eletrônica.
O interessado recebe um documento falso por fax, com o logotipo da empresa e as especificações.
Do veículo, e cobra um depósito urgente para garantir o negócio. Depois que o dinheiro é depositado o golpista desaparece e não liga mais.
33.GOLPE DA DESALIENAÇÃO DE VEÍCULOS
Os golpistas, que tem um carro alienado, usam documentos de pessoas com nome limpo na praça, esses documentos são conseguidos e compõe-se de identidade, CPF, comprovante de residência e contracheque, e com uma carta falsa de quitação do banco onde foi feita a alienação, vão ao DETRAN para apresentá-la.
Com aparentemente tudo correto, o golpista recebe o certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV) e vende o carro, geralmente a preços mais baixos que do mercado para outras pessoas. Somente meses depois é que é descoberto e a pessoa que comprou o carro, achando que fez um ótimo negócio, recebe a visita de um oficial de justiça com um mandado de busca e apreensão do veículo. e , o que é pior, essa pessoa acaba perdendo o carro e o dinheiro.
Dica: os DETRAN`S só podem desalienar o carro após consultar o Banco.
34.GOLPE DO TELEFONE SEM CONTA
O golpista, nesse caso, conta com a ajuda de um cúmplice, que é funcionário de uma companhia telefônica. São habilitados vários aparelhos sem que a conta apareça no sistema de faturamento. O usuário utiliza a linha, mas não paga a conta e nem chega a recebê-la. Com documentos falsos ou de pessoas mortas, os golpistas adquirem os telefones e os revendem a pessoas que jamais pagam a conta. Os lesados, nesse caso, são as operadoras.
 Dica: As operadoras devem estar atentas aos seus funcionários.
35.GOLPE DO FALSO VENDEDOR DE PASSAGENS
Em rodoviárias, falsos funcionários de companhias de transporte vendem passagens por preços bem mais baixos do que os da tabela.
Dica:Só compre passagens diretamente do guichê da transportadora.
36.GOLPE DO FALSO ENTREGADOR DE PIZZA
Assaltantes ligam para pizzarias, fazem o pedido e solicitam troco para uma nota de valor elevado. Ao chegar ao destino da entrega, o motoboy tem a moto, o dinheiro, os pertences pessoais e a pizza roubados.
Dica: As pizzarias não devem aceitar pedidos feitos por meio de telefones públicos ou móveis. E os bens devem ser segurados.
37.GOLPE DA EMPRESA FANTASMA
O golpista abre uma firma fantasma em endereço alugado e começa a comprar produtos de uma empresa qualquer. Os primeiros pagamentos são feitos corretamente e os pedidos aumentam. O último pedido é vultuoso. Animado com o novo comprador, o empresário manda entregar a grande compra na “empresa” do oportunista e facilita o pagamento. Só que o depósito, desta vez, é feito com cheques sem fundos ou roubados. O “cliente” some sem fazer o pagamento.
Dica:Verifique com o órgão responsável a idoneidade da empresa.
38.GOLPE DO CNPJ  BOM DE PRAÇA.
O golpista chega em determinada região, compra apenas o CNPJ de uma empresa qualquer, que já possui bastante tempo no mercado por exemplo 10 anos  e que possui bom crédito, de posse dessa nova empresa começa a comprar dos vendedores que estão ávidos para vender, como a empresa é “boa” vendem bastante. Assim o golpista prepara os caminhões e desaparece com as mercadorias e não paga nada.
39.GOLPE DO LUCRO FALSO DE COTAS E AÇÕES
O estelionatário liga para a casa da vítima dizendo que ela ganhou um dinheiro graças à venda de ações ou de cotas de um clube de lazer. Para receber o dinheiro, você só precisa efetuar um depósito para pagar os custos do processo. Depois disso, ao ligar para obter informações, todo o esquema foi desmontado.
 Dica:Ligue para a direção do clube antes de tomar qualquer decisão.
40.GOLPE DA APLICAÇÃO FINANCEIRA
Uma jovem simpática telefona avisando que a pessoa foi premiada em um sorteio de uma Aplicação bancária. Ela diz que pode transferir o dinheiro do prêmio para a sua conta. Basta confirmar alguns dados. Sem perceber, no meio de um longo questionário, você passa. Também sua senha bancária, que os bandidos usam para sacar dinheiro da sua conta.
Dica:Fique atento e jamais revele sua senha e outros dados pessoais.
41.GOLPE DAS FALSAS AÇÕES
Os trambiqueiros se passam por empresários, andam em carros importados e se hospedam em hotéis de luxo para impressionar as vítimas e fazer contatos profissionais. Levantam o nome de pessoas que possuem ações de empresas de diversos ramos, ativas ou não. Depois, entram em contato com elas dizendo que um representante da firma deles irá procurá-las para conversar, já que uma empresa internacional quer comprar as ações. Depois do primeiro encontro, o golpista diz que o negócio só pode ser fechado se a vítima comprar mais um lote de ações para vender um pacote fechado aos “gringos”. Os novos papéis são falsos e a vítima leva prejuízo.
Dica:Verifique a documentação antes de fechar negócio.
42.GOLPE DA FALSA PROTEÇÃO POLICIAL E FISCAL
Um farsante liga para a vítima dizendo ser delegado de polícia ou Fiscal e oferece segurança extra para o cliente ou omissão na fiscalização, em geral proprietário de um comércio, se ele fizer um anúncio na revista da corporação ou da associação. Interessada no serviço, a pessoa paga para o falso delegado ou Fiscal. Já aqueles que dizem “não, obrigado”, passam a receber ameaças por telefone.
Dica:Não aceite a extorsão e denuncie o caso à polícia.
43.GOLPE NA RODOVIÁRIA
As vítimas são pessoas ingênuas que voltam para a cidade natal com dinheiro vivo. O golpista senta do lado da pessoa no ônibus e puxa conversa. Em pouco tempo, descobre de onde é a pessoa e diz que também é de lá. O farsante conta que está carregando cheques, que precisa pagar uma encomenda no caminho e pede para o “conterrâneo” fazer um empréstimo, garantindo que ao chegarem devolverá a quantia. Na parada seguinte, ele desce do ônibus e some.
Dica: Nunca empreste dinheiro a estranhos, principalmente em uma situação como essa.
44.GOLPE DO FALSO VENDEDOR DE LIVROS E REVISTAS
Estelionatários se dizem vendedores de livros e revistas acadêmicas e ficam em frente As escolas e faculdades divulgando seus produtos. Fazem com que suas vítimas assinem um contrato, no qual são informados dados bancários, ou pedem pagamento mediante cheque, fornecendo um recibo falso em seguida. A pessoa fica sem o dinheiro e sem os livros.
Dica: Verifique a idoneidade da empresa antes de fechar o negócio.
45.GOLPE DO FALSO CORRETOR DE IMÓVEIS
Vigaristas vendem a mesma casa ou terreno para várias pessoas diferentes. Depois, as vítimas descobrem que o imóvel pertence a alguém que, geralmente, sequer sabe da negociação.
Dica: Não se apresse em fazer negócios nem se deixe levar apenas pelo preço baixo. Procure saber mais sobre o imóvel que está à venda e sobre a pessoa que o está vendendo. Pergunte quem é o proprietário.
46.GOLPE DO FALSO IMPORTADO A PREÇO DE BANANA
A vítima é abordada na rua por uma pessoa que diz que precisa vender um aparelho de som importado para pagar a maternidade da mulher, que está prestes a dar à luz. A oferta é tentadora e o apelo emocional irrecusável. Dizendo-se apressado, o criminoso força que o negócio seja feito na.
Hora. Quando a vítima abre a caixa do aparelho, novinha e bem fechada, encontra um saco de areia. Ocorre também  com notebook.
Dica:Teste qualquer produto antes de fechar uma compra.
47.GOLPE DO FALSO CONSÓRCIO PREMIADO
O estelionatário anuncia a venda de consórcios de carro, casa, equipamentos eletrônicos, etc. O vigarista divulga dois telefones: um fixo que funciona como fax e um celular pré-pago ou roubado.
Pelo fax, o bandido passa seus dados pessoais, como número da conta para depósito, nome e documentos (todos falsos), e pede para a vítima depositar uma taxa para garantir o negócio. Feito isso, os telefones não mais atendem e o veículo jamais é entregue.
Dica: Não deposite dinheiro na conta de terceiros nem confie em empresas que não tem sede e endereço fixo.
48.GOLPE DO FALSO MECÂNICO
Um homem inventa um defeito no carro da vítima que está trafegando nas ruas ou pede para o motorista parar por causa de uma “estranha fumaça”. Há casos, por exemplo, de pessoas que colocaram sacos de estopa no escapamento do carro da vítima. Na sequência, surge um falso mecânico, que se oferece para resolver o problema que não existia, a troco de um pagamento acima da média.
Dica: Em caso de defeito em seu carro, solicite o serviço de uma oficina mecânica de confiança.
49.GOLPE DO EMPRÉSTIMO FÁCIL
Normalmente são empréstimos populares anunciados em jornais, sem consulta ao SPC/SERASA, ou contra cheque. Deve se observar quais facilidades estão oferecendo. Os telefones dos golpistas são sempre celulares e irão exigir uma quantia para liberar o empréstimo, mesmo que você vá ao local, terá que deixar seus documentos, e ai você já sabe, então procure uma empresa idônea no mercado.
50. GOLPE DA GAROTA FACEBOOK, BADOO, ORKUT, LINKEDIN, MSN, SKYPE.
Você se envolve via internet com uma determinada garota, que por óbvio é muito linda e se apaixona por ela, aos poucos ela começa a pedir-lhes dinheiro para visitá-lo, e depois diz que a mamãe adoeceu e precisa acompanhar o tratamento dela. Pedindo a você mais dinheiro. E você apaixonado por aquela maravilhosa garota com qual se conversa quase todos os dias e ai deposita mais, e ela nunca chega e seu dinheiro vai.
Como amenizar as ocorrências de Golpes:
– Não seja ganancioso, você sabe” muita vantagem, você desconfia”.
– Nunca deposite dinheiro, sob promessa de receber vantagens em conta.
– Não deixe seu cartão de crédito longe dos seus olhos.
– nunca revele sua senha a ninguém.
– perdendo os documentos registre o fato na polícia.
– ligue para o banco ou operadora e cancele o cartão ou cheque perdido.
– se foi o CPF Roubado cancele-o junto à receita federal.
– nos cheques não deixe espaços vazios.
– controle seus depósitos e gastos com cartão.
– carregue apenas uma folha de cheque, ou o necessário.
– nunca deixe seus cheques já assinados.
– talões inativos devem ser destruídos.
– cuidado com caneta que terceiros lhe oferece para assinar.
– não forneça dados pessoais por telefone.
SOBRE O AUTOR:
Werley Flauzino de Oliveira é bacharel em direito com aprovação na OAB e sargento BM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...