sábado, 18 de junho de 2016

Seis mortes por dengue são registradas no Ceará duas por Chikungunya

A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou que o Ceará já registra seis mortes por causa de dengue, em 2016. No total, 14.524 casos da doença foram confirmadas no estado, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (17). 
As mortes foram registradas nos municípios de Catarina (1), Icó (1), Aracati (1), Fortim (1) e Fortaleza (2). 
Conforme a Sesa, a capital cearense continua sendo o município com o maior número de casos da doença. Até o momento, são 6.519 registros. 
Com relação à faixa etária, em 22,1% dos casos confirmados, as pessoas tinham de 20 a 29 anos. 
CHIKUNGUNYA
No mesmo boletim a Sesa, confirmou as duas primeiras mortes por chikungunya no Ceará. As vítimas foram um homem de 88 anos e uma mulher de 89 anos, ambos em Fortaleza. De acordo com a secretaria estadual, os dois já apresentavam outras doenças. A capital ainda tem 5 casos sob investigação.
Além de Fortaleza, as cidades de Quixadá, Crateús, Quixelô, Russas e São Gonçalo do Amarante também têm casos sendo investigados quanto à morte por chikungunya. Em Quixadá são dois e nas demais cidades apenas um, totalizando (junto com as investigações em Fortaleza) 11 casos no Ceará. Destes, cinco são do sexo masculino e seis, do sexo feminino, com idades entre 27 dias e 81 anos.
Em 15 dias, os casos confirmados no Ceará este ano dobraram, passando de 2.234 para 4.821. A capital concentra 73% das confirmações, com 3.535 casos.

Os adultos são a maioria entre os casos confirmados de pessoas com chikungunya. A faixa etária de maior incidência fica entre 41 e 50 anos, mas foram registrados casos em pessoas de 0 a 95 anos. O sexo feminino foi predominante em todas as faixas etárias, à exceção dos casos com idades entre 5 e 9 anos e mais de 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...