quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cearense inventa máquina agrícola a partir do motor de motocicleta

Sem ter nenhum curso superior, Geraldo Mota, mecânico da cidade de Tauá, inventou uma máquina agrícola a partir do motor de uma motocicleta em 2008 há sete anos. Desde então, o equipamento sofreu algumas modificações e agora vem com plantadeira, roçadeira e cultivador. O “Geragri”, como é chamado o quadriciclo, promete melhorar a vida do pequeno agricultor. Comparada ao trator a invenção é mais econômica e acessível.

Apesar das vantagens a invenção ainda recebe poucos incentivos para a fabricação do equipamento em grandes quantidades. No entanto o quadriciclo agrícola faz sucesso, com exemplares em pleno funcionamento nos estados do Rio de janeiro, Bahia e Ceará. O equipamento  já recebeu encomendas até da Inglaterra.

Geraldo Mota acredita que seu invento ajudará na permanência do homem no campo e reconhece que ainda há muito para ser investido por outras instituições. Recentemente o mecânico ganhou um edital de incentivo à inovação do Governo Federal para ajudar na melhoria das qualidades do quadriciclo. Como parte desse incentivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) vai avaliar a velocidade, força e peso do produto para tentar colocar o Geragri para competir no mercado.

Atualmente a máquina custa R$ 17 mil, preço cinco vezes mais baixo do que o valor de um trator comum.

Fonte: Jangadeiro FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...