sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

É o fim do sonho da nova classe média?

Número de desocupados subiu 22,5% em janeiro; para especialistas, desaceleração do mercado de trabalho pode ameaçar avanços sociais

Anderson de Souza teve de fechar seu negócio na periferia de Salvador (Foto: Divulgação)"É angustiante. Às vezes, não consigo dormir pensando no que construí nos últimos quinze anos - e em como tudo isso desmoronou em questão de meses", conta Anderson de Souza, pequeno empresário da periferia de Salvador que acaba de fechar seu negócio na área de distribuição de bebidas."Como vou pagar a escola dos meus três filhos? E em que vou trabalhar se as empresas parecem só querer contratar gente jovem?"
A história de Anderson é uma das muitas ouvidas pela BBC Brasil que mostram como a estagnação da economia, a desaceleração do mercado de trabalho e as demissões em massa em setores específicos parecem estar colocando em risco o sonho de classe média de algumas famílias brasileiras.
Segundo dados do IBGE, o desemprego ficou em 5,3% em janeiro, contra 4,3% em dezembro e 4,8% no mesmo período de 2014. A taxa ainda está em patamares historicamente baixos, mas essa alta de 1 ponto percentual significa que o número de pessoas desocupadas aumentou 22,5% no mês passado. No total, o saldo de janeiro é de um fechamento de 220 mil postos de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...