domingo, 27 de julho de 2014

Por falta de ações governamentais reeditamos o "Lata dágua na Cabeça" Triste e Vergonhoso.

Foi cessado o fornecimento de água para a população do único reservatório que abastece Nova Russas. Com o nível indesejável e praticamente seco o açude Farias de Sousa com capacidade de armazenar pouco mais de 12 milhões de metros cúbicos de água está em situação apenas para matar a sede dos animais e oferecer aos pescadores o resto de peixes para o sustento de suas famílias. Retrocedemos no tempo não cronometramente falando, reeditando o desespero nos anos 80, quando caminhões pipa distribuíam água para moradores que em fila, esperavam com ansiedade com os seus recipientes e assim garantiam o liquido saciando suas necessidades por pelo menos 3 dias. Na época, eu garoto, lembro que o caminhão pipa passava 3 vezes na semana e era uma alegria só quando as pessoas tinham água para atender suas necessidades. De lá pra cá, pouco ou nada foi feito pelos governantes no tocante a problemática da seca. O entra e sai dos governos, nenhum deles prioriza metas para o enfrentamento ao fenômeno sazonal, peculiar em nosso estado e no semi-árido nordestino. Daí a falta de vontade política dos governos nas três esferas em buscar uma solução definitiva pra estiagem e que causa um efeito devastador no povo nordestino. As ações paliativas vieram, porém tardiamente, não se pode acabar com o efeito se antes não debelarmos a causa. O nosso subsolo é mais rico do que o de Israel e lá, foram feitos grandes investimentos, foram desenvolvidos projetos consistentes para o setor. Hoje o deserto virou fonte de vida e gerou emprego e renda. não só saciou a sede como também fomentou a irrigação de frutas, legumes e verduras. A falta de água é culpa do povo de nossa região que se comove, se apaixona e se enclausura por meros e eleitoreiros programas assistencialistas, não sabendo que estão sendo usados como elementos de manipulação. Nesta época, com a falta dágua avista-se um quadro de miséria, não o de fome, mas o da necessidade de mendigar poços profundos e um balde dágua. Lastimável, o filme trapalhão voltar a ser exibido sendo o preferido dos políticos que se promovem as custas das agruras de um povo que não sabe o seu valor. Que neste período de aparições de candidatos importados e desconhecidos o povo não se iluda mais uma vez.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...