sábado, 19 de julho de 2014

Já foram registrados 24.594 casos suspeitos de dengue no Ceará neste ano



Este ano, foram registrados 24.594 casos suspeitos de dengue no Ceará, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em comparação com o mesmo período de 2013, houve redução de 42% no número de ocorrências. Dos casos notificados em 2014, foram confirmados 7.706 em 21 diferentes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), em 127 municípios. Ou seja, a dengue atingiu 69% das cidades. No boletim epidemiológico expedido pela Sesa na semana passada, tinham sido confirmados 6.705 casos.
Dos casos confirmados de dengue, a faixa etária de 20 a 29 anos predomina com 22,1% do total. Foram notificados 243 casos graves, com 49 mortes. Desses, foram confirmados 191 casos e 19 óbitos. Detectou-se dessa maneira um aumento de 13% dos casos graves confirmados comparados ao mesmo período de 2013. Houve redução de 56% nos óbitos em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Blog - Em Nova Russas, alguns casos de Dengue já foram notificados e dezenas estão sob suspeita. Os bairros com maior incidência são Timbaúba, Alto da Boa Vista e São Francisco.
O município de Hidrolândia a situação é preocupante. Mais de 30 casos foram confirmados e mais 80 sob suspeita e um caso de Dengue hemorrágica confirmado com paciente transferido para Unidade Hospitalar de Sobral. Com o Hospital Municipal Gonzaga Mota lotado e o município na iminência de uma epidemia, foi solicitado a secretaria estadual de saúde o carro fumacê que executa o borrifamento, espalhando na atmosfera o gás inseticida para matar o mosquito aedes aegpty. 
Recomendações
A secretaria municipal de saúde de Hidrolândia atenta para outro aspecto importante, que é a contribuição da população, como por exemplo, abrir as portas na hora da passagem do carro fumacê, inclusive portas dos quartos e movimentar objetos que possam servir de esconderijo do mosquito, para facilitar a exposição deles ao inseticida.
Outra recomendação é com relação aos alimentos, que devem ser protegidos para evitar que sejam atingidos por partículas do adulticida. Além disso, pede que os pais não deixem as crianças correrem atrás do veículo, como geralmente acontece, para evitar acidentes.
Além disso, alerta a toda população nos cuidados com os reservatórios e recipientes com água presentes nas residências para os cuidados necessários, eliminando todos os que não tiveram utilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...