domingo, 20 de outubro de 2013

Sociedade novarussense prestigia centenário do Padre Leitão


 



Bastante concorrida e  prestigiada programação especial que homenageou o centenário do Monsenhor Francisco Soares Leitão. 
No primeiro momento foi realizada na noite de ontem, sábado, missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças , celebrada pelo pároco local e assistida por familiares, amigos, religiosos, profissionais liberais, comerciantes, representantes de clubes de serviço, políticos, enfim por uma significativa parcela da sociedade. Em seguida os convidados foram recepcionados no Grêmio Recreativo Novarussense, por ocasião da solenidade "Pe. leitão sob o olhar de quem teve o privilégio de seu convívio ". Tive a honra de ser o mestre de cerimônia e fiquei impressionado com o depoimento do professor e escritor Juarez Leitão, que com riqueza de detalhes fez declarações sobre o seu tio,inclusive com fatos que muita gente não sabia. Perito em oratória fez uma junção de história e dos conceitos exemplares de Padre Leitão durante a sua trajetória religiosa com posicionamentos nacionalistas,autênticos e contrários aos líderes na época em plena ditadura e 2ª guerra mundial. Falou de seu exemplo como empreendedor, visionário e dinâmico em colocar em prática suas ideias. 
Disse também que Leitão era plural, pensava na coletividade e não no individualismo do cidadão.Bastante emocionado, o intelectual Juarez leitão lamentou que a memória de Padre Leitão como marco na história de Nova Russas esteja se apagando e que Padre Leitão foi além de grande líder religioso, fez profundas transformações sociais e econômicas no município. Arquitetou escolas de qualidade, quebrou paradigmas, criou cooperativas de crédito para os menos favorecidos, circulo operário, etc. Foi um mestre e um exímio articulador pastoral e de implementação de políticas publicas que alavancaram posição de destaque para Nova Russas. Por fim agradeceu pelo legado de caráter, retidão e por ter sido importante na sua formação social e cidadã, ensinando-lhe a valorizar os bons costumes e princípios éticos e morais. A família organizou exposição de painéis e placas com a trajetória de vida do Padre Leitão com um grande acervo histórico e cultural. Teve um audição de um arquivo do célebre discurso proferido pelo Monsenhor, quando da inauguração da praça e busto do ex-prefeito Artur Pereira e quem lhe anunciou na época foi o amigo jornalista Scarcela Jorge.Entre as homenagens depoimentos em vídeo de diversas pessoas que conviveram com o Padre, discursos da viúva D. Fransquinha que fez um breve histórico sobre sua vida ao lado dele, do filho Francisco Rodrigues. O músico Antonio Leitão como forma de homenageá-lo cantou várias canções preferidas e Padre e que rotineiramente costumava cantar. Enfim foram diversas homenagens pelo centenário daquele que contribuiu de forma substancial em todos os aspectos da história pretérita de Nova Russas e que lamentavelmente a sociedade atual não procurou seguir a sua ideologia progressiva e socialista. Parabéns pela solenidade marcante e repleta de homenagens ao centenário do padre Leitão aos idealizadores: D. Fransquinha Leitão, seus filhos, o mestre em oratória Juarez Leitão, enfim a todos que direta ou indiretamente colaboraram nesta justa e brilhante homenagem a este grande personagem da nossa história. Estiveram presentes à  solenidade prefeito Gonçalo Diogo, vereadoras Emília Diogo e Rejane Tavares, ex prefeitos José Maria Mourão e Acácio, profissionais liberais, educadores, companheiros do LIONS, religiosos, lideranças comunitárias e sindicais, comerciantes, amigos e familiares, enfim, diversos segmentos da sociedade local. Ao final foi servido um coquetel aos presentes.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois da saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, agora chegou a vez da Dra. Rafaela Benevides deixar Nova Russas. Ambos foram promovidos para comarcas de entrâncias superiores

  Após saída de seu esposo da Comarca de Nova Russas, o juíz Dr. Luíz Eduardo Viana Pequeno em agosto do ano passado, sendo promovido para a...