terça-feira, 24 de setembro de 2013

Prefeitura de Sobral ressuscita parte do rio Acaraú



O prefeito Veveu está conseguindo uma proeza que poderá mudar a história do rio Acaraú, que assim como o personagem bíblico, Lázaro, estava morto e agora ressuscita e pode voltar a ser o point dos banhistas sobralenses, nos finais de semana.

Os trabalhos já estão bastante adiantados. De acordo com estimativa da Secretaria de Obras, mais de 60% dos serviços já foram executados. O trecho compreendido do encontro dos rios Jaibaras e Acaraú até a ponte José Euclides Ferreira Gomes já foi limpo. 

Esta semana foi iniciada a limpeza entre as duas pontes, que já está com 40% das obras prontas. Nesta fase estão sendo utilizados 2 barcos que auxiliam na limpeza nas áreas com maior volume de água, além de uma equipe de 23 homens.

Entrando no 16º dia de serviço,  cerca de 23 máquinas, entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras, seguem com o serviço de remoção dos resíduos sólidos de cerca de 1.500 metros do leito do Rio. A ação foi orçada em cerca de R$ 200 mil. Após a obra, a Prefeitura garantirá a manutenção continuada ao espelho d’água.


BLOG - Se houvesse interesse dos nossos administradores públicos o nosso rio curtume poderia receber uma semelhante ação. Mas como, se as prioridades são os interesses próprios e não os interesses de bem-estar e coletivo. 

Mais de 50% do eleitorado passou pelo recadastramento biométrico nos municípios sujeitos ao procedimento

Desde o início dos trabalhos, no mês de março, 219.071 eleitores dos 7 municípios submetidos à biometria compareceram aos cartórios eleitorais. Aquiraz e Crateús atingiram a marca de 60%, Sobral ficou com 50% e Juazeiro do Norte teve 47% dos eleitores recadastrados.
Para facilitar o acesso dos eleitores que moram nos municípios que não são sede de cartório eleitoral, o TRE instalou postos de atendimento nas cidades de Alcântaras e Forquilha, ambas com sede em Sobral, e deve iniciar o atendimento em Ipaporanga, cuja sede fica na cidade de Crateús, no mês de outubro.
Os trabalhos de recadastramento biométricos de eleitores nos sete municípios vão até os meses de novembro/dezembro, de acordo com o calendário estabelecido pelo TRE-CE. A meta é recadastrar 436.113 eleitores, que somados aos cerca de 30 mil eleitores do município de Eusébio, que já votam pelo sistema biométrico, desde 2010, atingirão a marca de 7,04 % do eleitorado cearense.
Agendamento
Os eleitores que ainda não se cadastraram, devem fazer o agendamento através do número de telefone 148 ou no site www.tre-ce.jus.br. Ao solicitar o agendamento, é recomendável que o eleitor tenha em mãos o número de seu título de eleitor, que pode ser consultado no link http://www.tse.jus.br/eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome .
O requerente deverá comparecer ao local de atendimento no dia e horário agendados portando documento de identificação original, comprovante de residência original, título eleitoral (se tiver) e CPF (se tiver). Para a operação de alistamento (primeira vez), o maior de dezoito anos e menor de 45 anos, do sexo masculino, deverá apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar.
Como documento de identificação serão aceitos:
- a carteira de identidade;
- a carteira de trabalho e previdência social;
- o passaporte modelo antigo (verde);
- o passaporte modelo novo (azul), acompanhado de outro documento oficial que informe os dados de filiação;
- a carteira nacional de habilitação (modelo atual), acompanhada, em caso de alistamento (primeira vez), de outro documento oficial que informe a nacionalidade.
Na falta de documento de identificação com foto, poderá ser apresentada certidão de nascimento ou de casamento, hipótese em que a entrega do título eleitoral só será realizada quando o eleitor apresentar, ao cartório eleitoral, um dos documentos acima mencionados.
São comprovantes de residência aceitos para o atendimento:
- Contas de luz, água ou telefone em nome do eleitor ou parente, emitidos no período entre 12 (doze) até 3 (três) meses anteriores ao comparecimento ao local de atendimento;
- Envelopes de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria em nome do eleitor ou parente, emitidos no período entre 12 (doze) até 3 (três) meses anteriores ao comparecimento ao local de atendimento;
- Contracheque ou cheque bancário em que constem endereço e nome do eleitor;
- Contrato de locação vigente, em nome do eleitor ou parente no respectivo município;
- Declaração da escola comprovando a matrícula, do eleitor ou de filho(s) do mesmo no respectivo município.
Os documentos comprobatórios de domicílio poderão ser utilizados pelo eleitor, seu cônjuge, filhos, tutelados ou sob guarda, e descendentes, desde que comprovem essa situação, sendo obrigatoriamente, originais.
O juiz presidente poderá, se julgar necessário, exigir o reforço, por outros meios de convencimento, da prova de residência.
Para as operações de alistamento (primeira vez) e transferência (mudança de um município para outro) será obrigatória a entrega de xerox de todos os documentos solicitados.
O TRE lembra aos eleitores que não deixem para se cadastrar na última hora. Assim, estarão contribuindo para a agilização dos trabalhos e do seu próprio atendimento, que poderá ser agendado pela internet, com mais conforto, a fim de que sejam evitadas as longas filas de espera.
Veja o calendário da Biometria no Ceará para 2013:
- Em Aquiraz, Crateús e Ipaporanga: até 29/11/2013
- Em Juazeiro do Norte, Sobral, Alcântaras e Forquilha: até 13/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...