terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Sessão ordinária da Câmara bate recorde de duração

A 2ª sessão ordinária da câmara de vereadores de Nova Russas, presidida por Emília Diogo, cuja mesa diretora é composta genuinamente pela primeira vez por 4 mulheres, teve a reunião mais duradoura de toda a história do legislativo local, quando refere-se a sessão ordinária. O início das atividades se deu por volta das 17h e 30 min e encerrou às 21h. Alguns vereadores, dentre eles os novatos apresentaram mais de 20 requerimentos e os mais tímidos e quase mudos também deram o ar da graça. Agora, cuidado para não gastarem a munição antes do tempo, afinal o executivo não poderá atender a curto prazo a grande e ionesperada demanda. Dá impressão de que, existe uma concorrência, sobretudo dos neófitos em quem apresenta mais requerimentos para suas comunidades.Importante é, entretanto não é só essa a atribuição de um vereador, que na verdade é o representante e a caixa de ressonância do povo. Vale conhecer minuciosamente o regimento interno da casa, visitar as comunidades, fiscalizar o executivo, deliberar matérias, aprovar projetos de interesse da coletividade e não ser subserviente ao poder executivo, mesmo integrando sua base. É necessário um político ser combativo, ter ação e apresentar discursos empolgantes. Nota-se que o nervosismo aos poucos vai se exaurindo, os ânimos devem ser controlados, o racional tem que suplantar o emocional, troca de farpas e palhaçadas não é na câmara municipal. A casa do povo tem que ser respeitada e pra isso a presidente Emília tem que intervir em determinados momentos. Então, um recado para os mais arredios, quem nunca comeu mel, pode se enlambuzar. Às vezes, no sapatinho se consegue um resultado muito melhor, e se conquista o reconhecimento do povo.

EDUCAÇÃO PÚBLICA DE NOVA RUSSAS CADA VEZ PIOR

Embasado pelos últimos 3 anos a educação pública de Nova Russas segue com péssima colocação no ranking dos municípios cearenses. Os índices são pífios e merece das autoridades uma medida enérgica, transformadora e diferenciada para tão degradante e vergonhoso resultado, seja nas escolas do estado e município.Nos últimos 3 anos nada de prêmio algum. Decepção no Enem e em outros exames seja federal ou estadual.
Confira matéria abaixo

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou, na manhã desta terça-feira, as dez escolas públicas do Ceará que obtiveram as melhores médias no ano de 2011, comparando com dados de 2009. E o pior nenhuma escola de Nova Russas figura entre as 50 melhores, pra ser sincero só acompanhei até a 50ª posição e nada de nenhuma escola de Nova Russas. Uma vergonha para os professores dessas escolas; parece que a maioria se preocupam em somente receber seus vencimentos e acumular outras funções. Depois ficam lamentando o motivo do fechamento de escola estadual.

Nota média e participação de estudantes das escolas estaduais do Ceará no Enem crescem em 2011 

A nota média dos estudantes das escolas públicas estaduais do Ceará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu de 448,8 para 449,5 em apenas dois anos (0,16 por cento), apesar ao aumento de 219,78 por cento de participação de alunos no “provão” em 2011 (razão entre o número de estudantes de escolas públicas do Ceará em relação ao total), quando passou de 2,78 por cento em 2009 para 8,89 por cento em 2011. Em termos de participação, o resultado foi o terceiro maior verificado no período, o que levou o Ceará do 14º do ranking (2009) nacional para a quarta posição(2011).

Nos três primeiros colocados, figuram escolas de Fortaleza. Em primeiro lugar, ficou o Colégio da Policia Militar do Ceará, com média geral de 579.7. Logo depois, vem o Colégio Militar do Corpo de Bombeiro, com média 567.7. Em terceiro, aparece o Colégio Estadual Justiniano de Serpa, com 530.2.
O primeiro colégio fora da Capital vem de Horizonte, Região Metropolitana de Fortaleza. Trata-se da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Dolores Alcântara e Silva, com 529.3, que figura em 4º.
EEEPs
As EEEPs são maioria entre as dez melhores colocadas, ocupando da 4ª a 10ª colocação na classificação, localizadas em Fortaleza e municípios do Interior como Itapagé, Russas e Acopiara.
2009
Em relação a 2009, as três primeiras posições continuam com as mesmas escolas. O que mudou foi entre os dois primeiros colocados, que trocaram as posições. Em 2009, a primeira posição era do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará.
Ranking
No ranking regional, foram consideradas 428 escolas públicas do Ceará e a posição foi medida de acordo com a nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011.
O Ministério da Educação por meio do Inep organiza e implementa tais exames, disponibilizando dados sobre a avaliação dos estudantes da rede pública de todo o Brasil.
Tabelas de 2011 e 2009, com posição, escola, média geral e cidade, nesta ordem:

2011
1º Colégio da Policia Militar do Ceará - 579.7 - Fortaleza
2º Colégio Militar do Corpo de Bombeiro - 567.7 - Fortaleza
3º Colégio Estadual Justiniano de Serpa - 530.2 - Fortaleza
4º EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva - 529.3 - Horizonte
5º EEEP Adriano Nobre - 526.2 - Itapagé
6º EEEP Prof. Walquer Cavalcante Maia - 516.8 - Russas
7º EEEP Alfredo Nunes de Melo - 513.4 - Acopiara
8º EEEP Juarez Távora - 506.8 - Fortaleza
9º EEEP Prof. Onélio Porto - 503.6 - Fortaleza
10º EEEP Mario Alencar - 502.6 - Fortaleza

2009
1º Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará - 553.3 - Fortaleza
2º Colégio da Policia Militar do Ceará - 552.8 - Fortaleza
3º Colégio Estadual Justiniano de Serpa - 505.5 - Fortaleza
4º EEEP Aderson Borges de Carvalho - 498.2 - Juazeiro do Norte
5º EEFM Tabelião Jose Pinto Quezado - 477.0 - Aurora
6º EEFM Santa Tereza - 476.8 - Altaneira
7º EEFM Zélia de Matos Brito - 475.3 - Guaramiranga
8º EEFM Edmilson Pinheiro - 471.9 - Maracanaú
9º EEFM Presidente Geisel - 470.1 - Juazeiro do Norte
10º EEFM Padre Amorim - 467.1 - Missão Velha 

Mais informações no site do Ipece  www.ipece.ce.gov.br/

Um comentário:

  1. REFORMA DE CEMITÉRIOS

    Veja abaixo a razão dos requerimentos por parte dos vereadores de Nova Russas que ao invés cumprir o seu dever que é legislar, por tanto regulamentar os cemitérios clandestinos do município por falta da licença ambiental e condições de funcionamento, logo que tomarem conhecimento deste processo,agora alguns vereadores se prestam a fazerem uso político através de meros requerimentos ao executivo, vamos fazer projeto de lei ou legislar e fiscalizar o executivo SENHORES!!! Já ta mais que na hora dos senhores conhecerem o que é um regimento interno da casa do POVO, assim também o que é Constituição Estadual e Federal, assim estarão mais atentos a respeito da finalidade, da independência,da separação dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário da República do Brasil.

    Estabelece o Art. 30 da constituição Federal que Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;


    CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

    Nº Processo: 0.00.000.000987/2012-12

    Dt. Distribuição: 10/09/2012
    Relator: Taís Schilling Ferraz
    Resumo: Alegação de possível inércia da Promotoria de Justiça da Comarca de Nova Russas/CE em dar andamento a denúncia acerca denúncia acerca da situação irregular dos cemitérios daquele município e do distrito de Nova Betânia.

    0010.01 13/12/2012 DESPACHO DO RELATOR Trata-se de Representação por Inércia ou por Excesso de Prazo instaurada por manifestação do Sr. Eliseu de Sousa Silva em face de suposta inércia da Promotoria de Justiça do Município de Nova Russas/CE em apurar denúncia de irregularidades na administração dos cemitérios locais. Asseverou ter encaminhado correspondência ao referido órgão ministerial, mediante aviso de recebimento, comunicando-o acerca da precária situação em que se encontram os cemitérios do Município de Nova Russas e do distrito de Nova Betânia, notadamente, a ocorrência de sepultamentos em desacordo com a legislação ambiental e ao desamparo de qualquer controle da Administração Pública. Informou não ter obtido resposta do MP/CE, seja do oferecimento de denúncia ou de eventual arquivamento de procedimento administrativo. Por tal razão, instaurou a presente Representação, solicitando a este Conselho que reenvie à Promotoria de Nova Russas as mencionadas informações. Ante o exposto, solicitem-se informações ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Dr. Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, a serem prestadas no prazo de 15 (quinze) dias.
    0011.00 18/12/2012 CERTIDÃO Certifico e dou fé que, nesta data, foi remetido ao Setor de Expedição deste Conselho Nacional do Ministério Público o Ofício nº 208/2012/GAB/TF-CNMP, a ser enviado ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, Dr. Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante.
    0012.00 29/01/2013 JUNTADA DE AR Ar referente ao ofício 208/2012/GAB-TF
    0013.00 18/02/2013 DOCUMENTO RECEBIDO CNMP/DF - 768/2013
    0014.00 20/02/2013 JUNTADA Certifico e dou fé que, nesta data, procedi à juntada do Ofício nº 49/2013/APG, subscrito pelo Dr. Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará, recebido neste Gabinete em 18/02/2013 (CNMP 768/2013).

    ResponderExcluir

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...