segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cenário desolador

Seca no Ceará: 100 mil cabeças de gado perdidas. Dez mil morreram de fome

untitled

Desde janeiro de 2012, o Ceará já perdeu aproximadamente 100 mil cabeças de gado por abate de matrizes e animais novos (fêmeas e machos), morte devido à seca e envio para as pastagens dos Estados do Pará e Maranhão, animais que dificilmente voltarão ao nosso Estado, segundo especialistas. 
No censo agropecuária de 2006, o Estado tinha um rebanho de 2 milhões, 105 mil e 441 cabeças de gado. Dessa perda de 100 mil, veterinários oficiais e particulares calculam que umas 10 mil cabeças tenham morrido em consequência da seca. E esse número poderá aumentar ainda mais.
 
Neste ano, a situação tende a se agravar ainda mais com a falta de chuvas, alguns criadores fazem gastos excessivos comprando ração para manterem seu rebanho vivo. Sem água, sem forragem e com a previsão da Funceme, a maioria dos criadores estão desesperados e vendo o gado morrer. É triste e desolador ao flagrarmos às margens das estradas carcaças de rezes. É uma das piores secas dos últimos quarenta anos e o setor via passar por uma de suas maiores crises, O estado terá que importar carne, leite somente em lata e o queijo industrializado. A coisa tá é feia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...