quarta-feira, 20 de junho de 2012

Presidente do BNB será denunciado por desvio de verba

O presidente do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), Jurandir Santiago, será denunciado à Justiça hoje sob acusação de envolvimento em desvio de verbas públicas quando era secretário de Estado do Ceará.
O Ministério Público do Ceará diz que Santiago é um dos responsáveis pelo desvio de cerca de R$ 3 milhões que deveriam ter sido usados para a construção de banheiros em casas pobres no município de Ipu, no interior do Estado. Segundo a Promotoria, os banheiros não foram feitos.
Os convênios com associações comunitárias e prefeitura foram firmados em 2009, quando Santiago era secretário-adjunto de Cidades.
"Ele está sendo responsabilizado porque assinou os convênios e aditivos e autorizou a liberação de parcelas quando não havia sido comprovada a construção dos kits sanitários", disse o promotor de Justiça Luiz Alcântara.
Na sexta-feira, o Ministério Público e a Polícia Civil fizeram uma operação para cumprir oito mandados de prisão, busca e apreensão de supostos envolvidos no esquema.
Entre os suspeitos estão o prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PMDB), o secretário de Finanças, um engenheiro, três componentes da Comissão de Licitação da prefeitura e dois ex-servidores da Secretaria de Cidades.
Três pessoas foram presas e cinco estão foragidas, entre elas o prefeito de Ipu. A Folha não conseguiu contato com a defesa dele.
O nome de Jurandir Santiago, presidente do BNB, será incluído pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Ricardo Machado, na denúncia.
O Ministério Público também investiga o suposto desvio de verbas no programa para construção de banheiros em outros municípios. No total, 57 convênios estão sendo analisados.
AFASTAMENTOS
Na semana passada, a revista "Época" divulgou um suposto esquema de corrupção que teria desviado R$ 100 milhões do BNB. Esses desvios teriam ocorrido entre 2009 e início de 2011, antes de Santiago assumir.
Santiago afastou seu chefe de gabinete, Robério Gress do Vale, suspeito de comandar o suposto esquema de fraudes em operações de crédito. Outros funcionários também foram afastados.
OUTRO LADO
A assessoria do Banco do Nordeste do Brasil afirmou que o presidente da instituição, Jurandir Santiago, ainda não foi notificado sobre a denúncia e que por isso não iria se manifestar.
Por meio de nota, a assessoria afirmou também que "a assinatura dos convênios era inerente às suas atribuições à época e que a participação dele nos citados convênios deu-se sempre observando os pareceres técnicos e jurídicos constantes nos processos".
A assessoria do BNB informou ainda que Jurandir Santiago continua na presidência da instituição.Fonte Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Corisco, cangaceiro do bando de Lampião, é absolvido em júri épico realizado em Piranhas no Sertão de Alagoas

Cristino Gomes da Silva Cleto, o Corisco, fazia parte do bando de Lampião — Foto: Arquivo Pessoal Um dos personagens mais famosos do Cangaço...