terça-feira, 27 de março de 2012

Welington Landim denuncia que “Minha Casa, Minha Vida” não atende aos miseráveis



O deputado Welington Landim (PSB) criticou, na sessão plenária de hoje, a falta de repasses de recursos para programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida e o Operações Coletivas, ambos do Governo Federal. O parlamentar alertou, ainda, para o déficit habitacional no Estado do Ceará, que, segundo ele, está na ordem de 307.058 habitações, sendo 220.464 na área urbana e 86.594 na zona rural.
De acordo com Welington Landim, o Operações Coletivas, que tem como gestor o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, é o que está em situação mais crítica. O programa, que segundo ele, é “voltado para a parcela mais miserável da população, vem sofrendo um esquecimento por parte de seus agentes promotores”.
Ele explicou que em municípios com menos de 20 mil habitantes, o valor de repasse do Ministério das Cidades por imóvel construído para o programa Minha Casa, Minha Vida é de R$ 33 mil, enquanto no programa Operações Coletivas esse valor cai para R$ 8 mil.
De acordo com ele, atualmente, “a Caixa Econômica Federal, só aqui no Ceará, tem mais de cinco mil unidades em projetos do Operações Coletivas, projetos impossibilitados de prosseguirem por conta de sua inexequibilidade financeira”.
Desde o ano de 2007, conforme ele explicou, não há reajustes de valores no programa Operações Coletivas. Para ele, se não houver um reajuste nos valores desse programa, os municípios deixarão de beneficiar sua população mais carente no setor de habitação.

Por Roberto Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Preso recebe visita íntima, passa mal e acaba morrendo minutos depois

Um detento de 53 anos passou por um mal-estar e faleceu minutos após receber uma visita íntima no Presídio Estadual de Taquara, localizado n...