terça-feira, 27 de março de 2012

Prefeitura de Nova Russas adere ao Programa Saúde na Escola


Aconteceu hoje pela manhã no auditório do Campus Universitário da UVA, o treinamento e entrega de Kits do Programa Saúde na Escola (PSE) aos Diretores e Coordenadores às Redes Estadual e Municipal de Ensino.

A Secretária de Saúde Ângela Farias Memória, em seu discurso, destacou a integração das duas maiores Secretarias do Município: Educação e Saúde, ressaltando que as  secretarias devem caminhar juntas para melhor atendimento à população com especificidade ao público alvo a ser beneficiado pelo projeto.  

“Esse trabalho conjunto entre a Saúde e a Educação em parceria com o Governo Federal possibilita aos nossos profissionais participarem desse programa, que corrobora diretamente no grande trabalho de avaliação, prevenção e promoção da saúde dos nossos infantes e adolescentes desenvolvido nas escolas com os nossos alunos,” afirmou a Secretária de Educação Rosilene Sampaio.

O PSE é um Programa do Governo Federal em parceria com os municípios que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), gestores e profissionais de educação e saúde.

Durante o evento, oficina com a Coordenadora da Atenção Básica enfermeira Maria Antonia afim de repassar os métodos e ações utilizados na implantação do programa numa perspectiva de fortalecer a integralidade, intersetorialidade e interdisciplinaridade entre as unidades de saúde e as escolas. Houve palestras sobre Saúde Bucal com Dra. Luciana Aragão e sobre “Alimentação Saudável” com a Nutricionista Cristiane Feitosa.  

Ao final, representantes das escolas, receberam um kit contendo uma balança portátil, estadiômetro e um manequim pedagógico. Outro kit semelhante, com variação de alguns itens, também foi distribuído a cada Unidade de ESF de Nova Russas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queda de braço entre Cid e Guimarães na busca incessante por filiações pelo interior do estado. Em Fortaleza, PSB ameaça lançar pré-candidato (a)

  Cid e Guimarães medem forças em meio as filiações de prefeitos cearenses O deputado federal José Guimarães (PT) e o senador Cid Gomes (PSB...